Ilha da Sogra, Praia do Saco
Sergipe pode não ter o litoral recortado nem o mar azulzinho de outros estados nordestinos -- mas em compensação oferece a maior diversidade de passeios que você vai encontrar perto da praia no Nordeste.
View Praias e passeios de Sergipe in a larger map
Estratégias & roteiros
- O estado é compacto. Vale a pena alugar um carro para fazer os passeios por conta própria. Com base em Aracaju você pode visitar o litoral norte (Barra dos Coqueiros, Pirambu, o pantanal de Pacajuba), o litoral sul (Praia do Saco), as cidades históricas de Laranjeiras e São Cristóvão e o Parque dos Falcões -- um cardápio para pelo menos quatro dias inteiros.
- A cereja do bolo sergipano, o passeio pelo cânion alagado do Xingó, no rio São Francisco, pode ser feito num bate-volta bastante cansativo desde Aracaju (neste caso, melhor fazer em passeio organizado do que por conta própria). Mas você vai aproveitar muito mais se programar um ou dois pernoites por lá, seja em Canindé de São Francisco (lago sergipano), seja em Piranhas (lado alagoano).
- As épocas mais animadas em Aracaju são durante o Pré-Caju (em 2015: de 23 a 25 de janeiro) e o São João (o mais confortável do Brasil para o turista, devido à grande superioridade de Aracaju em comparação a Campina Grande e Caruaru nos quesitos hospedagem, gastronomia e passeios).
Role a página para ler mais sobre Aracaju (com dicas para o Xingó), Barra dos Coqueiros e Praia do Saco.
Aracaju
Bairro 13 de Julho
- É a sua praia: se você quer passar férias num lugar onde dá vontade de morar
- Não é a sua praia: se você faz questão de mar azul
Vai por mim: Aracaju
Campeã no quesito qualidade de vida entre as capitais nordestinas, Aracaju conquista pela sensação de ordem e sossego. A capital é delimitada por dois rios -- o Sergipe, ao norte, e o Vaza-Barris, ao sul. À beira do rio Sergipe ficam o centro histórico (onde o novíssimo Museu da Gente Sergipana e o Mercado Municipal são visitas obrigatórias) e, em direção à saída da cidade, a Orlinha do Industrial, onde funcionam restaurantes pitorescos à beira-rio, como o Bar do Sapatão.
Na direção sul, o centro dá vez ao 13 de Julho, o bairro mais elegante da cidade, onde a elite mora de frente para um lindo manguezal transformado em parque (entre o centro e a região residencial, recomendo o tradicional restaurante João do Alho). Os dois shoppings da cidade ficam por ali: o Shopping Jardins, atrás do 13 de Julho, e o Rio Mar, na Coroa do Meio, no caminho das praias.
A orla começa na Praia dos Artistas, que é uma enseadinha, e por isso oferece maior a possibilidade de encontrar mar azul. Depois começa a Atalaia, uma praia de faixa de areia larguíssima que foi urbanizada com bastante competência. Junto ao calçadão você vai encontrar lagos, praças, fontes, playgrounds, restaurantes (o melhor deles é o Cantina d'Italia) e o Oceanário de Aracaju. Passarelas de madeira levam do calçadão até a região dos quiosques (padronizados) junto ao mar. Mais para o fim da Atalaia, no calçadão oposto à praia, fica a Passarela do Caranguejo, um nicho de bares e restaurantes capitaneado pela casa de forró Cariri. Os melhores restaurantes do bairro, porém, não estão ali: são o Pitu com Pirão da Eliane, a churrascaria Carro de Bois (numa rua interna próxima ao extinto hotel Parque dos Coqueiros), o Sollo, no hotel Aruanã, e o sofisticado Ateliê 22 (que ainda não experimentei, mas repasso com total confiança a dica da Miss Check-In; funciona para jantar de quinta a sábado e para almoço no domingo).
Quando acaba a Atalaia, a faixa de areia fica mais estreita, e a praia, mais interessante. A partir da praia da Aruana aparecerão quiosques. Mais para o sul estão os dois restaurantes/clubes de praia com melhor estrutura: o decano Parati e o Com Amor Beach Bar, ambos na praia do Refúgio.
Oceanário de Aracaju
Organize seus passeios da seguinte maneira. Tire um dia para o litoral norte -- atravesse pela ponte do Rio Sergipe, vá à estação do Projeto Tamar em Pirambu(34 km) e prossiga pelo Pantanal de Pacatuba (115 km). Noutro dia, combine a cidade histórica de Laranjeiras (30 km ao norte) com o Parque dos Falcões ou, se for com crianças, o zôo/parque aquático do resort Boa Luz. A primeira capital do estado, a lindinha São Cristóvão (23 km ao sul), cabe numa tarde -- um desvio depois de pegar praia no Refúgio. Não deixe de separar um dia para ir à Praia do Saco (65 km ao sul) -- com ou sem passeio de barco (feito pela escuna Gazzela, inclui paradas na ilha da Sogra e em Mangue Seco).
Para o Xingó (220 km a noroeste) vale muitíssimo mais a pena prever um ou dois pernoites. Além do passeio-padrão de escuna ao cânion (se quiser fugir da farofa, vá no meio de semana), há a gruta de Angicos, onde Lampião foi emboscado (contrate um barqueiro para ir até lá), o Museu de Arqueologia do Xingó, e a praia de rio e o casario colorido de Piranhas. (Dá também para visitar a hidrelétrica, se você gosta dessas coisas.)
Onde ficar: Aracaju
Para curtir um clima mais praiano, o pequeno Aruanã Eco Praia é o mais astral -- fica no iniciozinho das praias do sul, a três minutos de carro da Atalaia, e dá a sensação de estar numa praia isolada.
Na Atalaia, o mais próximo da Passarela do Caranguejo é o San Manuel, de bom custo x benefício. Mais adiante, o Radisson, ainda novo, é o top da cidade; seus vizinhos Mercure, Celi e Real Classic completam o primeiro time da Atalaia.
Fora da praia, dois hotéis ficam nas proximidades de shoppings: o ótimo Quality, integrado ao shopping Rio Mar, e o Ibis, que está a cinco minutos de caminhada do shopping Jardim.
Na região do Xingó, fique no lado sergipano no Xingó Parque Hotel, em Canindé de São Francisco, ou do lado alagoano no Pedra do Sino, em Piranhas.
Como chegar: Aracaju
Aracaju é servida por vôos diretos de São Paulo, Rio, Brasília, Salvador, Recife, Belo Horizonte, Maceió e Campinas. O aeroporto fica a menos de dez minutos de táxi da zona hoteleira da Atalaia (há dois pontos de táxi: um para os táxis especiais, tabelados, e outro para os comuns, que funcionam pelo taxímetro). De carro são 280 km desde Maceió (venha pela litorânea alagoana, atravesse pela balsa de Penedo a Neópolis e só então pegue a BR 101) e 270 km desde Salvador (a ponte Gilberto Amado, inaugurada no final de 2012, faz a ligação da Linha Verde sergipana -- prolongamento da baiana -- com a costeira do litoral sul, fazendo você chegar a Aracaju pela praia do Mosqueiro).
Barra dos Coqueiros
Prodigy Resort em Barra dos Coqueiros
- É a sua praia: se você busca um resort BBB
- Não é a sua praia: se você quer muvuca perto do hotel
Vai por mim: Barra dos Coqueiros
Situada na ilha de Santa Luzia, Barra dos Coqueiros é um endereço de casas de praia de aracajuanos. A praia é bem parecida com as de Aracaju; muda apenas a infra: tem um núcleo de quiosques rústicos e, fora dele, as areias ficam desertas. O centro de Aracaju está a 15 minutos de carro, pela ponte sobre o rio Sergipe; estando motorizado, dá para dar um pulo na cidade. Todos os passeios sugeridos na seção de Aracaju são igualmente realizáveis partindo daqui.
Onde ficar: Barra dos Coqueiros
O Prodigy Aracaju é o antigo Starfish, agora controlado pelo grupo GJP. As piscinas são bonitas e ficam debruçadas sobre o mar. O hotel não é mais all-inclusive -- o que vem a calhar, já que o bacana de Sergipe é poder fazer passeios diferentes todos os dias.
Como chegar: Barra dos Coqueiros
Vindo de Aracaju, é só atravessar a ponte sobre o rio Sergipe. Vindo pela BR 101, não é preciso entrar na capital.
Praia do Saco
Praia do Saco
- É a sua praia: se você procura uma praia calminha e de mar azul em Sergipe
- Não é a sua praia: se você precisa de um hotelão ou resortão
Vai por mim: Praia do Saco
Normalmente, rios caudalosos que deságuam no mar são tidos como vilões que turvam as águas das praias próximas. Com o Rio Real acontece o oposto: graças a suas águas azuizinhas, a Praia do Saco tem o mar mais bonito – e calmo – de Sergipe. Da orla do vilarejo, ocupada por casas de bacanas, avista-se a Ilha da Sogra, um banco de areia que é parada de passeios de barco. Tudo isso já é lindo, mas é só um trailer: a praia realmente estonteante é a Ponta do Saco, um pouco mais ao sul, que fica exatamente na esquina do rio com o mar e mistura as duas paisagens: com os pés na areia branquinha, vê-se o mangue na outra margem. A mais famosa (e menos bonita, na minha opinião) Mangue Seco está do outro lado do rio, já na Bahia; a mesma escuna que leva à ilha da Sogra normalmente vai até a terra de Tieta também. Na praia da vila, experimente o catado de aratu do restaurante da Josefina.
Onde ficar: Praia do Saco
A pousada bem em frente à praia da vila é a Florais do Atlântico. Um pouco mais ao norte, na Praia das Dunas (o nome diz tudo), a melhor pousada é a Pousada Praia das Dunas.
Como chegar: Praia do Saco
A Praia do Saco está 65 km ao sul de Aracaju. Basta sair pela Rodovia José Sarney e pegar a ponte Joel Silveira, que atravessa o rio Vaza-Barris. No caminho você vai passar pela entrada a outras praias do litoral sul, como Abaís e Caueira, que têm mais estrutura para receber visitantes de um dia.
fonte: http://www.viajenaviagem.com/2012/12/guia-praias-sergipe-aracaju-barra-coqueiros-canion-xingo
0 comentários:
Postar um comentário